A lógica da percepção

Um arco-íris em torno do sol pode ser visto por bolivianos, em La Paz Foto: EFE
Ontem, 30/09/2011 (sexta-feira), várias pessoas, em Goiânia-GO, olhavam para o céu, como crianças espantadas e felizes. Comentavam umas com as outras, parecendo velhos conhecidos. Eu, como um animal curioso que sou, olhei o céu. Lá estava um sol magnífico, como eu jamais havia visto, tinha um anel em sua volta. Fiquei petrificada, relembrando as muitas imagens de destruição do planeta dos filmes hollywoodianos, aqueles, que tanto prazer me deram. Queria andar, mas meus pés recusaram, minha boca secou e aguardei por alguns minutos, que uma bola de fogo me consumisse. Nada aconteceu. Voltei para casa e liguei a televisão, pois ela sim, sabe de muita coisa.
O noticiário relatava um fenômeno gerado por causa da reflexão da luz solar no céu em dias de alta nebulosidade no céu, formando uma espécie de arco-íris em torno do sol, mas isso não me convenceu. Então fui para o oráculo GOOGLE, que tudo sabe e tudo vê e ele disse “O círculo de arco-íris é chamado Halo Solar um fenômeno óptico que ocorre na troposfera superior, onde as nuvens chegam nesta região, formando cristais de gelo que, com a luz solar é refletida e refratada, dividindo em cores por causa da dispersão, gerando este "círculo de arco-íris".
Minha razão quer acreditar nas explicações cientificas, mas a lógica da percepção fazia perguntas – Porque você tem quarenta anos e este fenômeno só aconteceu agora? Porque ele ocorreu numa sexta-feira? Ora, sabemos que os povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando a sexta-feira ao astro Vênus (deusa do Amor e da Beleza) e desde que o homem começou a se comunicar o sol representa a luz divina. Meu coração ficou em paz, pois um arco-íris no sol em uma sexta-feira só deve significar coisas boas. Uma boa nova, quem sabe um novo despertar da consciência humana para as coisas que realmente tem importância, como o cuidado com os outros, a honestidade, a sinceridade, o respeito por toda manifestação de vida... Bom, cada um dá aos acontecimentos a versão que lhe convém.

Comentários

  1. As coisas acontecem quando as condições externas são propícias a isso!
    O tempo dos milagres e dos "sinais" não mais têm lugar!

    ResponderExcluir
  2. Realidade pautada em pesquisas mostram-nos um Universo reagente a tudo e a todos! Parabéns que você tem tal consciência da pesquisa e informação! Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  3. Envolvente narrativa.Gosto dos seus escritos e da maneira como se coloca em tudo que escreve,Beth!

    ResponderExcluir
  4. Elizabeth,
    O fenômeno é bastante conhecido e já foi objeto de estudos há muito mais tempo que nós, simples mortais, imaginamos. Agora, a interpretação do fenômeno fica por nossa conta, assim, vale você dizer: "Meu coração ficou em paz, pois um arco-íris no sol em uma sexta-feira só deve significar coisas boas". Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  5. Elizabeth, há olhar e olhar, e ambos olhares simultaneamente. Um milagre pode existir para um e não para outro. Tudo é sinal. O problema dos sinais é descobrir o que eles querem dizer, isto é, ter discernimento. Isto pode ser obtido observando nos dias posteriores os acontecimentos e fazendo relações. Obrigado por visitar o Subjetividade objetivada, blog tão abandonado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Raciocínio complexo

A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás, a Seção de Fiscalização do Trabalho, em parceria com o CRCGO e com o apoio da Fieg, promovem o bate-papo a fim de esclarecer dúvidas e orientações técnicas acerca do FGTS Digital.