Tabu: homossexualidade





Estou incomodada desde o momento em que li o artigo Ensinar a pensar? da jornalista Rosângela Chaves, na quarta-feira, no jornal Opopular. Nele encontrei todos os elementos que estudamos no curso de Filosofia. Reconheci, de imediato, as palavras, os filósofos citados e a intenção do texto em dizer que existem outras perspectivas ao pensamento. É possível pensar diferente daquilo que encontramos no mundo que nos abraça.


A idéia contida no texto vem passando de geração a geração, entusiasmando a juventude a tentar pensar um conceito novo para a sociedade. O que não está visível é que é impossível pensar o novo se o antigo não nos incomoda.

Ora, hoje podemos dizer, em alto e bom som, que não discriminem os outros pela sua orientação sexual. Afinal, o amor também pode ocorrer entre gays e lésbicas. Quem poderia fazer está afirmação em 1880, no Brasil? Parece algo impensável para aquela época e perfeitamente natural para hoje. Podemos dizer que estamos criando um conceito diferente para a homossexualidade? Acredito que não. Estamos apenas legitimando a sua existência e retirando dela a condição de tabu.

Segundo Marilene Chauí, em seu livro Convite a filosofia, os tabus se referem a objetos e seres puros ou purificados para os deuses, ou a objetos e serem impuros, que devem permanecer afastados dos deuses e dos humanos. É assim que, em inúmeras culturas, a mulher menstruada é tabu (está impura) e, no judaísmo e no islamismo, a carne de porco é tabu (é impura).

Hoje, mudamos a perspectiva do olhar e quando temos a oportunidade de observar o passado, como retratado na novela Gabriela, nos sentimos envergonhados. Sou filósofa e estou envergonhada pela forma como as mulheres daquele período eram humilhadas e um dia acredito que todos nós sentiremos vergonha pela forma que tratamos os nossos homossexuais.

Comentários

  1. Boa noite Elizabeth!
    Concordo com o que dizes nesse inteligente texto,nem dá para acreditar mesmo que as mulheres eram assim tratadas, ( Jorge Amado sempre foi carinhoso com as mulheres, denunciando em seus livros essas barbaridades) também acredito o quanto nos envergonharemos pela forma como são tratados hoje em dia os homossexuais, com certeza nos sentiremos envergonhados!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Ivone, desculpe por não ter respondido assim que li sua postagem, mas ainda sou meu amadora. fico pensando se a pessoa irá ler, como? onde? e me perco. obrigada pela visita.
      um abraço.

      Excluir
  2. Passando pra deixar um beijo e desejar uma linda quinta feira.

    Ani

    http://cristalssp.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que os preconceitos vão se tornado menos presentes nas condutas das pessoas. Quem já está no "outono" da vida, já percebe as mudanças. Vimos e vemos isso, em relação às mulheres, aos negros, aos homossexuais...Já existe uma abissal diferença de ontem para hoje. Este, é o meu ponto de vista.
    Excelente crônica, para uma profunda reflexão.

    Um abraço,Elizabeth,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Em todas as épocas existiram preconceitos que foram mudando com o tempo.
    Veja-se como a homossexualidade era entendida como natural na Grécia clássica e a alteração das consciências por via sobretudo da reacionária igreja.

    beijos,

    ResponderExcluir
  5. Olá Elizabeth, é sempre um alegria ler seus posts.
    Sinto falta de suas considerações em meu Blog.
    Bom final semana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Raciocínio complexo

A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás, a Seção de Fiscalização do Trabalho, em parceria com o CRCGO e com o apoio da Fieg, promovem o bate-papo a fim de esclarecer dúvidas e orientações técnicas acerca do FGTS Digital.