Culturama divulga agenda de atividades de formação para abril


Cursos de roteiro cinematográfico, produção de e-book e musicalização para crianças estão entre as atividades promovidas, em abril, pelo Culturama. O novo espaço cultural aberto em Goiânia, no mês passado, é também um centro de ensino dedicado ao audiovisual, artes visuais, literatura e cibercultura. Inscrições para todas as atividades (gratuitas e pagas) podem ser feitas emhttp://www.espacoculturama.com.br . A direção de conteúdo do Culturama é realizada em parceria com a Nega Lilu Editora.

O jornalista José Abrão abre a agenda do ciclo de bate-papos sobre Cibercultura, conduzindo discussão sobre “Jornalismo, interatividade e novas tecnologias”, no dia 9 de abril (quinta), às 14h30. Ele é repórter do jornal O Hoje, onde é titular da coluna semanal Tech & Games, além de colaborador do site Bacanudo (http://bacanudo.com.br/) e ex-repórter dos sites Judão (judao.com.br) e Paralelo Mundi.

José Abrão

Também integra o programa o filósofo e DJ Diego Veríssimo (Gummy Juicerman) que, no dia 10 de abril (sexta), às 14h30, compartilha conhecimentos sobre “A viralização da Música na web” e apresenta o caseOutro Indie (http://outroindie.com). A partir de sua experiência profissional, a proposta é levantar discussão sobre o papel dos sites de música alternativa e independente na internet.

Diego Veríssimo (DJ Gummy)

Audiovisual
O filme O segredo de seus olhos, do diretor argentino Juan José Campanella, é a base de discussão e de desenvolvimento do curso de roteiro cinematográfico, ministrado pelo cineasta Pedro Novaes, no dia 11 de abril (sábado), a partir das 8 horas. O curso oferece uma análise e uma discussão detalhada do roteiro, incluindo a trama e a construção dos personagens do filme. “O objetivo é desnudar a engenharia dessa obra de arte, exibindo os pilares que, ao mesmo tempo, sustentam todos os filmes narrativos e dão a esse em específico sua força poética”, explica Novaes.

No campo do audiovisual, durante o mês de abril, o Culturama dá continuidade ao ciclo Violência em Cena, primeiro tema dos trabalhos do Cineclube Culturama que, quinzenalmente, mantém atividade de exibição comentada. As próximas sessões estão programadas para 16, às 18h45, com o longa-metragem de terror Suspíria, e Violência gratuita (Funny Games), no dia 30, no mesmo horário.

Suspíria: terror italiano

 Também no 11 de abril (sábado), às 14 horas, o Culturama começa a hospedar o projeto Tardes de Desenho, realizado pela Hábil Produção desde 2014. Trata-se de um encontro semanal para a prática de desenho de modelos vivos, visando treino e aperfeiçoamento a partir da observação de figura humana. A cada temporada são seis horas de desenho livre semanais, na presença de modelos diferentes, alternando entre nu e figurino temático. A segunda rodada do Tardes de Desenho no Culturama está prevista para 25 de abril.

Literatura
Eu quero lhe falar, meu grande amor, das coisas que aprendi nos e-book é o curso ministrado, em 18 de abril, às 8 horas, pelo professor e filósofo, Wigvan Pereira, doutorando em Literatura pela Universidade de Minho, em Portugal. Com o intuito de democratizar o acesso à produção do e-book, a ementa prevê o compartilhamento de experiência na concepção, escolha da plataforma de venda (Hotmart, Amazon e Kobo), precificação, formatação e programação (por meio de software livre). Em forma de consultoria, a parte do curso, Wigvan Pereira também oferecerá conteúdos estratégicos de comunicação e marketing para divulgação do produto finalizado ao longo do curso.

A pauta literária do mês se estende para a oficina Cocriação no Ciberespaço, com a escritora e jornalista Larissa Mundim, no dia 24 de abril (sexta), às 14 horas. A autora do romance de ficção Sem Palavras (Nega Lilu Editora) conduzirá processo criativo, para até 10 pessoas, com base na arquitetura e na estética de seu primeiro livro, todo composto por chats e e-mails trocados entre suas personagens. 

Larissa Mundim

Educadores musicais, professores, pais são o público-alvo do curso Musicalização para Crianças, pautado para os dias 28 e 29 de abril, às 19 horas, no Culturama. Conduzido pelas musicistas Cíntia Vieira Soares e Nilsea Maioli, o curso tem por objetivo compartilhar conhecimentos da área de educação musical, provocando reflexão e aprendizado sobre a importância e a influência da música na infância, aspectos do desenvolvimento infantil e musical, vivências e brincadeiras musicais e o papel dos pais e educadores no processo de musicalização.


Mais info: www.espacoculturama.com.br - 62 3924-1917

Assessoria de imprensa: zeroum comunicação (9968-1658)



PROGRAMAÇÃO

09/04 (qui) - 14h30
Cibercultura: bate-papo sobre web jornalismo, interatividade e novas tecnologias, com o jornalista José Abrão (jornal O Hoje)

10/04 (sex) - 14h30
Cibercultura: bate-papo sobre viralização da música na internet e o “case” Outro Indie, com o filósofo e DJ Diego Veríssimo (Gummy Juicerman)

11/04 (sab) - 8h
Curso: roteiro cinematográfico a partir do filme “O segredo de seus olhos” com Pedro Novaes

11/04 (sab) - 8h
Tardes de Desenho

16/04 (qui) - 18h45
Cineclube: Suspíria/ Suspíria (terror e suspense, 1977), com comentários de Daniel Christino e Rafael Parrode

18/04 (sab) - 8h
Curso: Eu quero lhe falar, meu grande amor, das coisas que aprendi nos e-book, com Wigvan Pereira

24/04 (sex) - 14h
Oficina Literária: Coprodução no Ciberespaço, com a escritora e jornalista Larissa Mundim

25/04 (sab)-  14h
Tardes de Desenho

28 e 29/04 (ter e qua) -  19h
Curso: Musicalização para Crianças, com Cíntia Vieira Soares e Nilsea Maioli

30/04 (qui) - 18h45
CinclubeViolência gratuita/Funny Games (suspense, 1997), com comentários de Jarleo Barbosa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raciocínio complexo

A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás, a Seção de Fiscalização do Trabalho, em parceria com o CRCGO e com o apoio da Fieg, promovem o bate-papo a fim de esclarecer dúvidas e orientações técnicas acerca do FGTS Digital.