SRTE de Goiás Promove Ação Global Pela Educação – Contra o Trabalho Infantil



            A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO), que coordena o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Goiás (FEPETIGO), promove Ação Global “Pela Educação – Contra o Trabalho Infantil”, no dia 13 de junho de 2015, às 08h30min., na Rua CM 9 com CM 8, Setor Cândida de Morais, Goiânia-GO.
            Serão oferecidos à população os serviços de cadastro no programa bolsa família, orientações sobre o trabalho de adolescente e jovens, serviços de saúde, como vacinação contra gripe e HPV, medição de pressão arterial e diabetes, entretenimentos esportivos para as crianças, teatro, jogos, brincadeiras e apresentações culturais elaboradas pelos jovens das escolas municipais convidadas.
            Na oportunidade, ocorrerá a adesão da Prefeitura Municipal de Goiânia ao FEPETIGO, bem como a doação de cadernos aos alunos da rede municipal de ensino, como forma de marcar a Educação como estratégia de enfrentamento ao Trabalho Infantil.
            No Brasil, o dia 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007, daí a promoção desse evento para sensibilizar a população acerca do tema: Trabalho Infantil.
            Segundo o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Arquivaldo Bites, existe uma resistência cultural da sociedade goiana, que não vê no trabalho infantil danos à infância e à juventude, bem como à comunidade.
             O trabalho infantil, combatido pela SRTE/GO, refere-se às atividades econômicas com finalidade de lucro, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 (dezesseis) anos, levando a criança e o adolescente a perda de direitos básicos, como educação, lazer e esporte. Há previsão legal que permite ao adolescente trabalhar na condição de aprendiz, a partir dos 14 (quatorze) anos.
            As crianças e adolescentes que trabalham de forma irregular costumam apresentar sérios problemas de saúde físicos e psicológicos, como fadiga excessiva, distúrbios do sono, irritabilidade, alergias e problemas respiratórios. No caso de trabalhos que exigem esforço físico extremo, como carregar objetos pesados ou adotar posições antiergonômicas, podem prejudicar o seu crescimento, ocasionando lesões na coluna e produzindo deformidades.
            “O problema é preocupante, por isso foi constituído em 2013 o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Goiás (FEPETIGO), com a união de diversas instituições visando melhorar as ações de conscientização e combate ao trabalho infantil.”, disse Katleem Lima, auditora fiscal do trabalho e coordenadora do FEPETIGO.

Dados

A SRTE/GO, por meio da Auditoria Fiscal do Trabalho, fiscalizou entre os anos de 2011 a abril de 2015 mais de 1300 estabelecimentos com irregularidades relacionadas à presença de trabalho infantil no estado de Goiás, sendo emitidos 1726 autos de infração por manterem 1556 crianças e adolescentes trabalhando de forma irregular.

SERVIÇO
Data: 13 de junho de 2015
Horário: 8h30min.
Endereço: Rua CM 9 com CM 8, Setor Cândida de Morais – Goiânia-GO.


Jornalista Elizabeth Venâncio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raciocínio complexo

A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás, a Seção de Fiscalização do Trabalho, em parceria com o CRCGO e com o apoio da Fieg, promovem o bate-papo a fim de esclarecer dúvidas e orientações técnicas acerca do FGTS Digital.