PLANO DE
ENSINO
Disciplina
|
Carga Horária
|
EPISTEMOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
64
|
|
Professor (a):
|
Semestre Letivo:
|
Prof.
Dr. Luiz Signates
|
2016/02
|
Ementa:
Razão e teoria do
conhecimento: os antigos, os modernos e os contemporâneos. Filosofia do
conhecimento na modernidade: as teorias epistemológicas e sua repercussão sobre
o saber a respeito da ciência. Estudos filosóficos em comunicação. Investigação
sobre o campo, o objeto e o estatuto disciplinar da Comunicação a partir das
várias correntes teóricas e suas perspectivas metodológicas. Filosofia da
ciência aplicada à comunicação. Estudos comparativos entre as distintas
teorias. As relações da Comunicação com outras disciplinas científicas. Estudo
das práticas de comunicação como formas sociais de construção do saber
cotidiano e como mediação discursiva da ressignificação cultural dos saberes
disponíveis.
Objetivos:
- Geral
Propiciar ao acadêmico a
compreensão do processo que envolve os fundamentos de epistemologia
A racionalidade: suas
possibilidades e seus limites. O pré-moderno, o moderno e o pós-moderno.
O conhecimento: sua origem,
suas possibilidades e seus tipos.
A teoria e sua importância
para a construção do conhecimento.
A noção de verdade: conceito
e critérios
- Específicos
Compreender a História
epistemológica da ciência
Apresentar ao aluno o
conhecimento teórico de autores como:
Platão e Aristóteles: o
idealismo e o empirismo em sua versão grega.
Francis Bacon: os
fundamentos do pensamento científico
Descartes: a questão do
método
Auguste Comte e a Escola de
Viena: o positivismo e seus derivados
Karl Popper: o
falsificacionismo como validação da questão em ciência
Thomas Kuhn: a epistemologia
na sociologia e na história da ciência
Paul Feyerabend: o
anarquismo metodológico
Imre Lakatos: os programas
de pesquisa e núcleos científicos
Após, o estudo desse
autores, propor ao aluno uma análise da questão epistemológica da comunicação
Comunicação: o conceito, o
método e o objeto.
O campo da comunicação e
suas relações com outros campos
4
– METODOLOGIA
O curso será ministrado a partir de aulas expositivas e dialogadas, com apoio de textos
teóricos e produção de aulas pelos alunos, seminários temáticos; dinâmicas de
grupo e leitura orientada
5
– AVALIAÇÃO
O
processo avaliativo será composto de:
-
Apresentação oral de um seminário sobre um dos temas da disciplina, a ser
definido previamente, com produção de power point e compartilhamento com a
classe;
-
Apresentação oral de uma análise crítica sobre um dos temas da aula a ser
definido por sorteio no dia da apresentação;
-
Entrega de um relatório após a apresentação do seminário: cada aluno deverá
realizar uma redação acerca de sua compreensão do tema tratado.
- Frequência e participação em aula
ATIVIDADE
|
CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO
|
PONTOS
|
Trabalhos escritos
|
Domínio do conteúdo, coerência textual, clareza conceitual e
argumentativa.
|
10
|
Seminário
|
Conteúdo
( 5 pontos)
Diversidade de fontes de pesquisa
( 2 pontos)
Clareza nas explicações ( 1 pontos)
Forma de apresentação adequada
( 0,5 pontos )
Qualidade do power point, áudio, vídeo
(0,5 ponto)
Participação
da sala
(1 ponto)
|
10
|
CRONOGRAMA DA DISCIPLINA: EPISTEMOLOGIAS DA
COMUNICAÇÃO
Aula
|
Data
|
Tema
|
Bibliografia
|
1º
|
24/08
|
Apresentação da
disciplina, metodologia de avaliação e programa da disciplina.
|
|
2º
|
31/8
|
Compreender a História
epistemológica da ciência
|
CHALMERS, A. F. O que é
a ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.http://www.nelsonreyes.com.br/A.F.Chalmers_-_O_que_e_ciencia_afinal.pdf
Págs. 23 até 60
|
3º
|
14/9
|
A racionalidade; O
conhecimento: sua origem, suas possibilidades e seus tipos.A teoria e sua
importância para a construção do conhecimento.
A noção de verdade:
conceito e critérios
|
1º parte da aula –
Seminário do aluno______________________________
Todos os alunos devem
ler o texto, o seminário aprofunda a
discussão
ALVES, Rubem. Filosofia
da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1982.
Págs. 7 até 27
2º parte da aula:
Debate do texto com alunos e professor(a)
|
4º
|
21/9
|
Platão e Aristóteles: o
idealismo e o empirismo em sua versão grega.
|
1º parte da aula –
Seminário do aluno______________________________
Seminários: LIMA FILHO,
Jose E; et alli. O conhecimento em Platão. In: Cadernos didáticos para o
ensino de filosofia. Vol. I. Sobral : UVA, 2013. (p. 71-78)
Vida e obra dos
autores; diferença entre os dois pensadores; principais ideias.
2º parte da aula:
Debate do texto com alunos e professor (a)
|
5º
|
28/9
|
Francis Bacon: os
fundamentos do pensamento científico
|
1º parte da aula –
Seminário do aluno______________________________
Seminário: pesquisar
Vida e obra do autor; principais ideias.
2º parte da aula:
Debate do texto com alunos e professor (a)
|
6º
|
5/10
|
Descartes: a questão do método
|
1º parte da aula –
Seminário do aluno______________________________
Vida e obra do autor; principais ideias.
Descartes, R. Discurso do Metódo. São Paulo:
Martins Fontes, 2001.
Págs. 3 até 26
2º parte da aula: Debate do texto com alunos e
professor (a)
|
7º
|
19/10
|
Auguste Comte e a Escola de Viena: o positivismo
e seus derivados
|
1º parte da aula –
Seminário do aluno______________________________
Págs. 8 até 24
Seminário: pesquisar : Vida e obra do autor;
principais ideias.
2º parte da aula: Debate do texto com alunos e
professor (a)
|
8º
|
26/10
|
Karl Popper: o falsificacionismo como validação
da questão em ciência
|
1º parte da aula –
Seminário do aluno______________________________
Seminário: pesquisar
Vida e obra do autor; principais ideias.
Popper, Karl R. Conjecturas e refutações file:///C:/Users/Desktop/Downloads/Popper_Conjecturas+e+refuta%C3%A7%C3%B5es+-+Ci%C3%AAncia.pdf
2º parte da aula: Debate do texto com alunos e
professor (a)
|
9º
|
9/11
|
Thomas Kuhn: a epistemologia na sociologia e na
história da ciência
|
1º parte da aula – Seminário
do aluno______________________________
Págs. 93 até 105
Seminário: pesquisar
Vida e obra do autor; principais ideias.
2º parte da aula: Debate do texto com alunos e
professor (a)
|
10º
|
16/11
|
Paul Feyerabend: o anarquismo metodológico
|
1º parte da aula –
Seminário do aluno______________________________
Seminário: pesquisar
Vida e obra do autor; principais ideias.
2º parte da aula: Debate do texto com alunos e
professor (a)
|
11º
|
23/11
|
Imre Lakatos: os programas de pesquisa e núcleos
científicos
|
1º parte da aula –
Seminário do aluno______________________________
Seminário: pesquisar
Vida e obra do autor; principais ideias.
Debate do texto com alunos e professor (a)
|
12º
|
30/11
|
O campo da comunicação no Brasil
|
O Campo da Comunicação: sua constituição,
desafios e dilemas - Maria Immacolata Vassallo de Lopes - http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3372/0
Debate do texto com alunos e professor
|
13º
|
7/12
|
Epistemológica da comunicaçãona perspectiva de
Muniz Sodré
|
Um novo sistema de inteligibilidade – Muniz Sodré
http://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/5709/PDF
Debate do texto com alunos e professor
|
14º
|
14/12
|
Epistemológica da comunicação na perspectiva de
Ciro Marcondes Filho
|
Pelas trilhas do indecifrável da comunicabilidade
- Ciro Marcondes Filho
Págs. 113 até 123
Debate do texto com alunos e professor
|
15º
|
21/12
|
Epistemológica da comunicação na perspectiva de
José Luiz Braga
|
Perspectivas para um conhecimento comunicacional
- José Luiz Braga
Págs. 123 até 142
Debate do texto com alunos e professor
|
·
Proposta1: as aulas 13º, 14º, 15º poderia ser no formato
de um seminário aberto ao público, que aconteceria no dia 7/12 das 8h às 11h e
das 14h30min às 17h – com o encerramento da disciplina
·
Proposta2: os seminários seriam filmados
e disponibilizados no https://www.youtube.com/user/drtelizabethd
·
Proposta3: a 2ª parte da aula
contaria com a técnica de chuva de idéias e a produção de um texto que seria
publicado no http://elizabethvenancio.blogspot.com/ o objetivo é contribuir de forma
significativa para melhorar o ensino da epistemologia.
Referência
secundária:
ALVES,
Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense,
1982.
BACON,
Francis. Novo organum: instauratio magna. São Paulo : Edipro, 2014.
BAUMGARTEN,
Maíra. A era do conhecimento: matrix ou agora? Brasília: Edunb, 2001.
BECKER,
Howard S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1997.
BOMBASSARO,
Luiz C. As fronteiras da epistemologia: como se produz o conhecimento.
Petrópolis: Vozes, 1997.
BURTT,
Edwin A. As bases metafísicas da ciência moderna. Brasília: Edunb, 1991.
CHALMERS,
A. F. O que é a ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
CHALMERS,
Alan. A fabricação da ciência. São Paulo: Edusp, 1994.
COMTE, August. Discours sur l’esprit positive.
Paris : Vrin, 1995.
DE BRUYNE, Paul; HERMAN, Jacques; DE
SCHOUTHEETE, Marc. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais. Rio de
Janeiro: Francisco Alves, 1977.
DESCARTES,
Renée. Discurso sobre o método. Porto Alegre : L&PM, 2005.
EAGLETON,
Terry. As ilusões do pós-modernismo. Rio de Janeiro : Zahar, 1998.
FEIJÓ,
Ricardo. Metodologia e filosofia da ciência: aplicação na teoria social e
estudo de caso. São Paulo: Atlas, 2003.
FEYERABEND,
Paul. Contra o método. São Paulo : Unesp, 2007.
GRANGER,
Gilles-Gaston. A ciência e as ciências. São Paulo: Unesp, 1994.
HABERMAS,
Jürgen. A lógica das ciências sociais. Petrópolis : Vozes, 2009.
HABERMAS,
Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa : Dom Quixote, 1998.
HABERMAS,
Jürgen. Introdução: acessos à problemática da racionalidade. In: Teoria do agir
comunicacional. São Paulo : Martins Fontes, 2012. (p. 17-262)
KANT,
Immanuel. Crítica da razão pura. Porto : Calouste Gubekian, 2013.
KUHN,
Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1982.
LAKATOS,
Imre; MUSGRAVE, Alan. A crítica e o desenvolvimento da ciência. São Paulo: Cultrix, 1979.
LAKATOS, Imre; MUSGRAVE, Alan. Criticism and the
growth of knowledge. Cambridge : Cambridge UK, 2014.
LOPES,
Maria Immacolata V. Pesquisa em comunicação: formulação de um modelo
metodológico. São Paulo: Loyola, 1990.
MARCONDES
FILHO, Ciro. O princípio da razão durante: o conceito de comunicação e a
epistemologia metapórica. São Paulo : Paulus, 2010.
MARTINO,
Luiz C. (org.); BERGER, Charles R.; CRAIG, Robert T. Teorias da comunicação:
muitas ou poucas? Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2007.
POPPER,
Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo : Cultrix, 2013.
SANTAELLA,
Lucia. Comunicação e pesquisa. São Paulo: Hacker, 2001.
SANTOS,
Boaventura de S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da
experiência (V. 1). São Paulo: Cortez, 2000.
SANTOS,
Boaventura de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Porto: Afrontamento,
1989.
SCHLIK.
Moritz. Théorie générale de la conaissance. Paris : Gallimard, 2009.
SIGNATES,
Luiz. O que é especificamente comunicacional nos estudos brasileiros de
comunicação da atualidade? In: BRAGA, José L.; FERREIRA, Jairo; FAUSTO NETO,
Antonio; GOMES, Pedro G. 10 perguntas para a produção do conhecimento em
comunicação. São Leopoldo : Unisinos, 2013.
SODRÉ,
Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede.
Petrópolis : Vozes, 2002.
STEIN,
Ernildo. Epistemologia e crítica da modernidade. Ijuí: UNIJUÍ, 1991.
VASSALO
DE LOPES, Maria I. Epistemologia da comunicação. São Paulo: Loyola, 2003.
WEBER,
Maria H.; BENTZ, Ione; HOHLFELDT, Antonio. Tensões e objetos da pesquisa em
comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2002.
Comentários
Postar um comentário