Como lidar com situações de conflitos no local de trabalho
O dia amanheceu lindo, céu azul,
vento morno, passarinhos cantando e de repente uma briga feia no escritório. Como
lidar com situações de conflitos? Não é nada fácil, porque na maioria das vezes
o acontecimento todo é tão inesperado. Somos pegos de surpresa, mas a pior
atitude é tentar se livrar rapidamente do problema, porque isto só irá irritar
ainda mais os ânimos das pessoas envolvidas, então respire fundo e:
1. Ouça
mais do que fale;
2. Observe e tente perceber quais as emoções estão envolvidas (raiva, angústia, indignação, ódio, rancor etc.);
3. Diga
de forma sincera: será que eu entendi, você realmente está dizendo que...
descreva em palavras toda a situação e aguarde para ver se você compreendeu;
4. Não
se coloque na defensiva;
5. Não
procure culpados, toda tentativa de encontrar culpados gera mais atritos;
6. Se
houver violência de qualquer tipo, diga, assim eu não converso, vire as costas
e vá embora;
7. Concentre-se
em entender o que está acontecendo, porque quase sempre é um grande mal-entendido.
Elizabeth Venâncio
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